9 de setembro de 2014

Tempero sempre à mão!


Ervas aromáticas são o melhor tempero para qualquer prato. Seja carne, peixe ou vegetariano, uma boa erva-aromáticas faz a diferença, não só no sabor mas também na saúde. 

Já tem em casa? Ainda não? 

Aqui vai uma lista das melhores ervas para ter em casa, sem grandes espaços, cuidados e custos! 




FUNCHO | Valor energético - 1 colher de sobremesa = 1,71 kcal

O funcho é uma das plantas que existe com alguma abundância na nossa ilha, sendo a "responsável" pelo nome da capital madeirense (devido à grande quantidade de funcho que existia na zona quando foi descoberta por João Gonçalves Zarco).

Alta e robusta, o funcho é uma erva super aromática, o que lhe dá uma grande vantagem na sua utilização em pratos salgados ou doce.

Funciona com bom peixe ou carne de porco. Ambas ficam perfeitas com o aroma e sabor da planta. 

Tamanho: Alta e robusta (+60 cm).

Em que tipo pratos devemos usar: pato, peixe, mariscos, carne de porco, doces e sobremesas.

Cuidados: Pode ser plantada num vaso, tendo no mínimo 30 cm de profundidade. Precisa de terra fértil, boa drenagem. Pode estar exposta ao sol, mas com terra sempre húmida. 



MANJERICÃO | Valor energético - 1 folha = 0,26 kcal

Uma das mais conhecidas e utilizadas. Perfeita para dar aroma e sabor aos molhos, especialmente com tomate, que servem para acompanhar massas.

O manjericão tem um sabor único, sem marcar uma presença muito forte durante a refeição. 

Para além das suas qualidades no pratos de massa e pizza, o manjericão é uma erva útil para o acalmar os dias mais agitados, já que conta com propriedades relaxantes. Recomenda-se um chávena de infusão para controlar o stress. 

Tamanho: Pequena (em vaso) (+/- 15 cm / 25 cm).

Em que tipo pratos devemos usar: massas, pizza, molhos, saladas.

Cuidados: Pode ser plantada num vaso, tendo no mínimo 15 cm de profundidade  Terra fértil. Gosta de ser regada e ficar com terra húmida no entanto não deve ser regada de forma abundante. Pode estar ao sol na maior parte do dia.



ORÉGÃOS | Valor energético - 1 colher de chá = 3,28 kcal

Uma das ervas mais utilizadas na gastronomia italiana, é, ao lado do manjericão, uma das bases para os melhores molhos de tomate de pizza e massas. Para além de ser “rei” nas massas, os orégãos combinam com carnes brancas, saladas, legumes ou como base de aroma para azeites e vinagres.

Secos ou frescos os orégão dão um sabor que marca qualquer prato.

Tamanho: Pequena (em vaso) (+/- 15 cm / 30 cm ou mais).

Em que tipo pratos devemos usar: massas, pizza, molhos, saladas, legumes, peixe, frango, pato, carne de porco.

Cuidados: Pode ser plantada num vaso, tendo no mínimo 15 cm de profundidade. Terra fértil. Regar normalmente. 



SEGURELHA | Valor energético - 1 colher de sopa = 41,4 kcal

Sendo uma das ervas mais populares na região, a segurelha faz parte de pratos tradicionais como a açorda madeirense, cavalas fritas e sem esquecer o tradicional bife de atum com molho “vilhão”.

A Segurelha é também utilizada de forma medicinal, juntamente com alho, vinho e alecrim, como base para remédio de cura de vários males.

Tamanho: Pequena (em vaso) (+/- 15 cm / 30 cm ou mais).

Em que tipo pratos devemos usar: peixe, açorda, carnes.

Cuidados: Pode ser plantada num vaso, tendo no mínimo 15 cm de profundidade. Regar regularmente. Pode estar ao sol durante todo o dia.



ALECRIM | Valor energético - 1 colher de sobremesa = 16,51 kcal 

De sabor e aroma intenso, o alecrim é uma erva aromática que deve ser usada com precaução, devido ao seu sabor e perfume forte. 

Conhecida por ser uma erva de curandeiros e com uma ligação mais espiritual e transcendental, o alecrim é considerada, na Madeira, como planta para curar a inveja e o “olhado”. Por esta mesma razão é posta de lado, pelos mais supersticiosos, no uso culinário.

Para aqueles que querem cozinhar um peixe com um sabor mais intenso, nada melhor que preparar um marinada ou maionese de alecrim, fica excelente!

Tamanho: Média/Grande (em vaso - 30 cm ou mais).

Em que tipo pratos devemos usar: peixe, carnes, molhos.

Cuidados: Pode ser plantada num vaso, tendo no mínimo 25 cm de profundidade. Regar regularmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dona Mécia. All rights reserved. Semilha Studio © Maira Gall.