29 de maio de 2014

Ai os azeites


Quem é que não tem um pequeno vaso com ervas aromáticas na cozinha ou na varanda? Cada vez mais optamos por ter ervas frescas em casa, não só pela facilidade e pela beleza que podem dar a um espaço, mas também pela vantagem de ter a frescura das ervas por um preço mais atractivo. No entanto, temos algumas dificuldade em saber como utilizar estas ervas na cozinha!

Azeite aromatizado é uma boa ideia. Para quem gosta de dar um tempero diferente à salada, bifes, legumes ou peixe, os azeites aromatizados são uma excelente solução saudável e cheia de sabor. 

É tão fácil fazer... a Dona Mécia ensina!

AZEITE AROMATIZADO  

Receita para três tipos de azeite aromatizado: Azeite aromatizado de Orégãos; Azeite aromatizado de Segurelha; Azeite aromatizado de Piri-Píri.



Ingredientes: 3 hastes de orégãos,  3 hastes de segurelha, 10 bagas piri-píri, 750 ml de azeite virgem extra (recomendamos o Azeite Saloio, baixa acidez e 100% português - disponível na Mercearia D. Mécia - A Loja).

Modo de preparação:

Medidas para um frasco de azeite de 250 ml:

Coloque 250ml de Azeite Saloio numa panela pequena. Junte 2 hastes de orégãos (devem ser previamente lavadas com água a ferver e deixar secar antes de utilizar) e leve ao lume brando. Aqueça o azeite de modo a não deixar ferver e depois desligue. Deixe arrefecer.


A outra haste de orégãos, depois de lavada com água quente e seca, é colocada dentro do recipiente escolhido para colocar o azeite aromatizado. Depois de arrefecer, deite o azeite com tempero dentro da garrafa (pode optar por colocar, ou não, as hastes que foram usadas na fervura). Feche a garrafa com uma rolha de cortiça.

O processo para o azeite aromatizado de segurelha e piri-píri é exactamente igual.

Importante:

Depois de estar na garrafa, o azeite aromatizado deve ser colocado num lugar com pouca luz. Uma boa opção é colocar o frasco no frigorifico, mantendo assim a sua frescura e duração. O azeite deve ser consumido num prazo máximo de dois meses.

É importante ter produtos de qualidade e principalmente um azeite com pouca acidez, obrigatoriamente virgem extra. 

Agora é só experimentar! Os azeites aromatizados são perfeitos para pequenos presentes personalizados! Os seus amigos vão adorar... sem esquecer que as suas saladas e grelhados vão ganhar um novo sabor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dona Mécia. All rights reserved. Semilha Studio © Maira Gall.